08/08/2013

Science Poet - 1 - Addendums

Tchekov, a passagem da teatralidade exterior para uma exploração interior das contradições contidas na ação e emoção humana. A passagem de uma critica politica maniqueista, para a exploração das micro-tensoes contidas no seio da interação social capitalista. O efeito da infraestrutura economica sobre a psique das relações humanas, encarado a partir dessa ultima. Surge aqui a possibilidade de construir uma critica existencial mais profunda sobre a vida dentro de um sistema competitivo e opressor.

A exploração observada em tchekov situa-se numa linha comum às vanguardas, ao modernismo, e em ultima instancia a Piscator, Brecht e Boal.

O paralelo academico dessa linha seria o caminho psico-socio-linguistico de figuras como Freud, Lacan, Deleuse, Foucault, Guy Debord, Adorno, e talvez nos pontos mais próximos da reta econômico-política, Walter Benjamin, Habermas, Friederich Jameson.

A reta base é essa última, que parte de Marx, e tenta traçar nas manifestações mais profundamente estéticas, psicológicas e sociais, seus correspondentes fundamentos materiais.

A linha que aqui se detecta em Tchekov, parece ironicamente convergir, após devaneios dos mais variados, a um diagnóstico Marxista. As mais profundas das manifestações estéticas só conseguem mostrar dor, desespero e solidão, acusando repetidamente uma entidade social que oprime, castiga, mata.

As bases do entendimento concreto dessa entidade está em Marx. Sua superação está no desenvolvimento da luta de classes. Os detalhes do processo são um sistema complexo de relações, mas a imagem geral quando se volta à perspectiva panorâmica reforça a anaálise macro cultural de Marx para a humanidade. Os intrínsecos caminhos microscópicos apenas reforçam os contornos de um modelo base já bem estabelecido. Mas alterar esse conjunto maior exige uma ação que provém sempre de nós, representantes mais superestruturais de toda a figura. Sendo assim, é fundamental para o planejamento de nossa ação o entendimento dessa malha relacional, desse complexo sócio-linguistico-psiquico-cultural. E encontrar a forma de torná-los materialmente análisáveis é um processo essencial para a consolidação de uma ciência humana que possa efetivamente chamar-se como tal.


A matemática dos terrenos imapeáveis. Ouso imaginar que ela já está pronta, nalgum canto dos arcabouços acadêmicos dessa incrível máquina lógica de pensamento.


Diário de Bordo de um Ano 9
---Pícaro Dias, São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário